Combate ao AEDES.

Aula do 4º Ano C    07/03/2016 O que você vai fazer: Jogar    - Copie e cole o endereço dos sites no GOOGLE Acessar: http://portal.ludoed...

terça-feira, 2 de setembro de 2014

PROJETO ÁGUA



jogos360.uol.com.br/treasure_hunter_in_the_sea.html


http://www.kboing.com.br/guilherme-arantes/1-41483/



http://www.sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/DACB88862E8D4E48832576D900682E31/$File/folder_usoracional.pdf

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Independência do Brasil

Independência do Brasil
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
Pedro I do Brasil retratado por: Simplício Rodrigues de Sá.
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
                                                                    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atividades: Jogo
Sobre a Independência do Brasil- Pesquisa em:
http://marianacaltabiano.com.br/trivia_independencia.html

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Leitura- alimentação saudavel

 Faça a leitura do texto: HQ - O que é educação alimentar? (Sítio do Pica-Pau-Amarelo)

Após a leitura formar uma lista de alimentos que fazem bem para nossa saúde e que são citados na 

HQ - O que é educação alimentar? (Sítio do Pica-Pau-Amarelo).


Forme uma lista dos alimentos que não devem ser consumidos com frequência.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Receitas folclóricas

Aula de 13/08/2014

Folclore e alimentação saudável

Pesquisar  receitas folclóricas, em seguida escolher uma das receitas pesquisadas que você a considere saudável, colar as ilustrações e escrever o passo a passo da receita.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Folclore

O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore 
que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendascontosprovérbios,cançõesdançasartesanato, jogosreligiosidadebrincadeiras infantis, mitos,idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
   A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
   Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
                                                                             Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
  • Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
  • Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
  • Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
  • Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.
No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.                            
                            http://www.significados.com.br/folclore/

* Pesquise os personagens do folclore brasileiro.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view                             

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Relevo do Brasil

Responda:

1) Qual a origem dos elementos que modelam o relevo?

2) Escreva  o que você entendeu sobre as classificação das formas de relevo do Brasil.


3) Quais são as principais características de:
a - Planalto:

b- Planície:


c- Depressão:



O texto utilizado para estudo foi retirado do site.


http://www.escolakids.com/relevo-brasileiro.htm

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pontuação

Exemplo de parágrafo: 

Virgília ficou desorientada. No dia seguinte achei-a triste, na casa de Gamboa, à minha espera; tinha dito tudo a Dona Plácida que buscava consolá-la como podia. Não fiquei menos abatido. 

– Você há de ir conosco – disse-me Virgilia. 

– Está doida? Seria uma insensatez. 

– Mas então ...? 

– Então é preciso desfazer o projeto. 

– É impossível. 

– Já aceitou? 

– Parece que sim. 

Levantei-me, atirei o chapéu a uma cadeira, e entrei a passear de um lado para o outro, sem saber o que faria. 

( Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)

1) Quantos parágrafos tem o trecho do romance?

2) Em quais parágrafos podemos encontrar nomes próprios? Escreva os nomes próprios encontrados.


3) Que ponto foi usado no final do sétimo parágrafo?


4) Qual O nome do autor do romance?


5) Faça uma pesquisa sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas"