Combate ao AEDES.
Aula do 4º Ano C 07/03/2016 O que você vai fazer: Jogar - Copie e cole o endereço dos sites no GOOGLE Acessar: http://portal.ludoed...
terça-feira, 2 de setembro de 2014
PROJETO ÁGUA
jogos360.uol.com.br/treasure_hunter_in_the_sea.html
http://www.kboing.com.br/guilherme-arantes/1-41483/
http://www.sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/DACB88862E8D4E48832576D900682E31/$File/folder_usoracional.pdf
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Independência do Brasil
Independência do Brasil
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
Pedro I do Brasil retratado por: Simplício Rodrigues de Sá. |
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atividades: Jogo
Sobre a Independência do Brasil- Pesquisa em:
http://marianacaltabiano.com.br/trivia_independencia.html
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Leitura- alimentação saudavel
Faça a leitura do texto: HQ - O que é educação alimentar? (Sítio do Pica-Pau-Amarelo)
Após a leitura formar uma lista de alimentos que fazem bem para nossa saúde e que são citados na
HQ - O que é educação alimentar? (Sítio do Pica-Pau-Amarelo).
Forme uma lista dos alimentos que não devem ser consumidos com frequência.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Receitas folclóricas
Aula de 13/08/2014
Folclore e alimentação saudável
Pesquisar receitas folclóricas, em seguida escolher uma das receitas pesquisadas que você a considere saudável, colar as ilustrações e escrever o passo a passo da receita.terça-feira, 12 de agosto de 2014
Folclore
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore
que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios,canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos,idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Folclore brasileiro
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
- Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
- Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
- Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
- Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.
No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.
http://www.significados.com.br/folclore/
* Pesquise os personagens do folclore brasileiro.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view
* Pesquise os personagens do folclore brasileiro.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Relevo do Brasil
Responda:
1) Qual a origem dos elementos que modelam o relevo?
2) Escreva o que você entendeu sobre as classificação das formas de relevo do Brasil.
b- Planície:
c- Depressão:
http://www.escolakids.com/relevo-brasileiro.htm
1) Qual a origem dos elementos que modelam o relevo?
2) Escreva o que você entendeu sobre as classificação das formas de relevo do Brasil.
3) Quais são as principais características de:
a - Planalto:
b- Planície:
c- Depressão:
O texto utilizado para estudo foi retirado do site.
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Pontuação
Exemplo de parágrafo:
Virgília ficou desorientada. No dia seguinte achei-a triste, na casa de Gamboa, à minha espera; tinha dito tudo a Dona Plácida que buscava consolá-la como podia. Não fiquei menos abatido.
– Você há de ir conosco – disse-me Virgilia.
– Está doida? Seria uma insensatez.
– Mas então ...?
– Então é preciso desfazer o projeto.
– É impossível.
– Já aceitou?
– Parece que sim.
Levantei-me, atirei o chapéu a uma cadeira, e entrei a passear de um lado para o outro, sem saber o que faria.
( Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)
1) Quantos parágrafos tem o trecho do romance?
2) Em quais parágrafos podemos encontrar nomes próprios? Escreva os nomes próprios encontrados.
3) Que ponto foi usado no final do sétimo parágrafo?
4) Qual O nome do autor do romance?
5) Faça uma pesquisa sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
Virgília ficou desorientada. No dia seguinte achei-a triste, na casa de Gamboa, à minha espera; tinha dito tudo a Dona Plácida que buscava consolá-la como podia. Não fiquei menos abatido.
– Você há de ir conosco – disse-me Virgilia.
– Está doida? Seria uma insensatez.
– Mas então ...?
– Então é preciso desfazer o projeto.
– É impossível.
– Já aceitou?
– Parece que sim.
Levantei-me, atirei o chapéu a uma cadeira, e entrei a passear de um lado para o outro, sem saber o que faria.
( Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)
1) Quantos parágrafos tem o trecho do romance?
2) Em quais parágrafos podemos encontrar nomes próprios? Escreva os nomes próprios encontrados.
3) Que ponto foi usado no final do sétimo parágrafo?
4) Qual O nome do autor do romance?
5) Faça uma pesquisa sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2018
(1)
- ► agosto 2018 (1)
-
►
2016
(26)
- ► dezembro 2016 (1)
- ► outubro 2016 (1)
- ► setembro 2016 (1)
- ► agosto 2016 (2)
- ► julho 2016 (1)
- ► abril 2016 (4)
- ► março 2016 (10)
- ► fevereiro 2016 (2)
- ► janeiro 2016 (1)
-
►
2014
(24)
- ► setembro 2014 (2)
- ► agosto 2014 (6)
- ► julho 2014 (3)
- ► junho 2014 (8)
-
►
2013
(12)
- ► novembro 2013 (1)
- ► outubro 2013 (4)
- ► março 2013 (1)
- ► fevereiro 2013 (1)
- ► janeiro 2013 (5)
-
Jogo do Trimu Material necessário: De 10 a 20 peças de triângulos maiores divididos em três triângulos menores. Os triângulos terão...
-
Problemas matemáticos Leia com atenção cada item e resolva em seu caderno: 1-Em uma cidade, há duzentos e sete mil, quinhent...